SACI é fundada em Itanhaém


No sábado dia 10 de junho, foi realizada em Itanhaém a reunião de fundação da Sociedade de Apoio à Causa Indígena – SACI, onde foi aprovado o Estatuto e eleita a chapa da Diretoria e Conselho Fiscal.

A SACI é uma ONG isenta de vínculos políticos ou religiosos, voltada essencialmente aos assuntos ligados à causa indígena. O nome é inspirado na lenda original do Saci, que surgiu entre os índios do sul do Brasil, e posteriormente foi adaptada pelos quilombolas, dando origem ao personagem do folclore Saci-Pererê. Os objetivos da ONG são os de desenvolver projetos que atendam às reivindicações e necessidades das aldeias da região do Litoral Sul Paulista e do Vale do Ribeira, e também contribuam com a preservação das suas raízes culturais e tradições religiosas.

A reunião teve início por volta das 16h, com a coordenação dos trabalhos a cargo do presidente da mesa Marcus Vinícius, e do secretário Itamar Zwarg. Foi apresentada uma chapa única para a composição da primeira Diretoria e Conselho Fiscal, que foi eleita por unanimidade pelos presentes, com os nomes que seguem abaixo:

DIRETORIA:

Presidente: Ricardo Henrique da Silva

Vice – Presidente: Márcio Artur Martins Zwarg

1º Secretário: Flavio Antônio de Santis Camunha

2º Secretário: Francesco Antonio Picciolo

1º Tesoureiro: Roseli Sousa Fernandes da Silva

2º Tesoureiro: Luciana de Melo Costa

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Joana Maria Soares Merlin-Scholtes

Secretário: David Szabo

Suplente: Celso Oliveira Menezes

A Saci tem uma cláusula estatutária pétrea, que impede a aquisição de sede própria, pois todos os recursos serão destinados integralmente aos indígenas, portanto, assim como aconteceu nesta reunião, as próximas também se realizarão na residência de membros da diretoria.

O site da SACI está em fase de construção, e em breve disponibilizará o estatuto da entidade, e outras informações como projetos, imagens, e as notícias mais recentes.

 

Francesco Antonio Picciolo
2º Secretário

Updated: 15/08/2017 — 3:01 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme