Saci participa da doação de roupas às famílias na aldeia do Rio Branco

Integrantes da Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) acompanharam a doação de aproximadamente mil peças de roupas usadas masculinas e femininas e, ainda, cerca de 120 pares de sapato também usados e de vários tamanhos às famílias da aldeia do Rio Branco, na última quinta-feira, dia 8 de fevereiro de 2018.

O presidente Ricardo Henrique e a tesoureira Roseli Souza representaram a entidade. O colaborador Acácio foi o responsável por parte da arrecadação das roupas e o meio de transporte para as doações. A Saci colaborou com parte das doações e com o combustível. Já a colaboradora Romilda Viegas Soares da Silva também doou boa parte das roupas às famílias indígenas.

Devido às fortes chuvas nos últimos dias, a estrada rural do Rio Branco estava em condições de difícil acesso, houveram algumas dificuldades durante o trajeto, mas o resultado foi bastante compensador. A comunidade indígena já estava avisada sobre a visita.

Conforme o presidente da SACI, Ricardo, o vice-cacique da aldeia Marcos agradeceu a doação das roupas à SACI e aos outros colaboradores.  Muitos indígenas ajudaram a descarregar as peças que foram deixadas no pátio da escola para que a comunidade escolhesse as de preferência de cada um.

Ricardo salientou ainda que, na oportunidade, ele explicou sobre o projeto de entalhe na madeira a ser desenvolvido pela SACI. Em breve, a entidade deverá voltar a visitar a aldeia para apresentar com mais detalhes o projeto aos indígenas na aldeia Rio Branco.

Aldeia do Rio Branco – A aldeia do Rio Branco, da etnia Guarani M´Bya, fica localizada na terra indígena do Rio Branco, em Itanhaém. Faz divisa com os municípios de São Vicente e de São Paulo.

A aldeia conta hoje com 13 famílias e aproximadamente 65 indígenas da etnia Guarani M´bya. Eles vivem em uma área de 2.856 hectares, onde contam com uma escola e posto de saúde. As principais atividades das famílias são a agricultura de subsistência, venda de artesanato indígena e as visitas monitoradas de turistas à aldeia.

Texto: Nayara Martins (Secretária de Comunicação)
Fotos: Roseli Fernandes (Tesoureira)

Updated: 10/02/2018 — 11:06 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme