Saci se reúne com vice-prefeito para discutir espaço da CMTECE


Integrantes da Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) estiveram reunidos com o vice-prefeito Tiago Cervantes, que também é secretário municipal da Educação, Cultura e Esporte, no final da tarde desta quinta-feira, 5 de abril, para discutir sobre o uso do espaço da CMTECE.

O vice-prefeito e a secretária adjunta da Educação Lucy Chariff explicaram que o espaço está localizado em uma área que pertence à CMTECE. A intenção principal da Prefeitura é dar uma utilidade à área e realizar atividades de educação ambiental com os alunos da rede municipal. Porém, a prefeitura teria que utilizar recursos próprios e realizar uma parceria com entidades do município.

Uma das propostas da Saci e do Instituto Ernesto Zwarg (IEZ), segundo o vice-presidente Márcio Zwarg, seria estabelecer uma parceria público privada (PPP) entre as entidades e a Prefeitura de Itanhaém.

Um dos espaços já existentes é um Museu que seria utilizado para a exposição de vários tipos de artesanatos indígenas e também para a exploração de temas ambientais, como a vida marinha, os manguezais e outros.

Outra ideia da Saci, em parceria com o IEZ, seria criar uma trilha ecológica interpretativa, com as peças do artista plástico Alberto Farah. Na trilha seriam expostas peças sobre o folclore brasileiro, além da identificação da vegetação nativa, com visitas monitoradas de alunos da rede municipal que seriam acompanhados por professores e monitores ambientais.

Segundo Lucy, já existe um projeto concluído na secretaria da Educação para desenvolver a trilha ecológica no local.

O presidente da Saci Ricardo Henrique da Silva lembrou ainda que a entidade recebeu em doação várias ferramentas para desenvolver o projeto de entalhe em madeira com oficinas. Este projeto poderia ser desenvolvido em uma das duas salas que estão fechadas no local.

As duas entidades – Saci e IEZ se comprometem a preservar a mata integralmente no local. O objetivo é oferecer diversas opções de educação ambiental e atividades culturais às crianças da rede municipal e às das aldeias indígenas.

O espaço na CMTECE receberia o nome de Centro de Educação Ambiental Ernesto Zwarg, em homenagem ao ambientalista e professor.

O vice-prefeito Tiago Cervantes se comprometeu a apresentar a proposta da Saci e do IEZ em uma reunião, na próxima segunda-feira (9), com a comissão municipal da Educação para a utilização de espaços físicos. E também dar um retorno sobre uma possível parceria da Administração com as duas entidades.

Participaram da reunião, além do presidente Ricardo e do vice-presidente Marcio Zwarg, a tesoureira Roseli Fernandes, a colaboradora Edna Muniz, a secretária de Comunicação Nayara Martins, a representante do IEZ Maraty Zwarg e ainda o vereador Wilson Oliveira que intermediou a reunião.

Texto: Nayara Martins (Secretária de Comunicação)
Fotos: Roseli Fernandes (Tesoureira) 

Updated: 07/04/2018 — 11:37 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme