Integrantes da Saci discutem projeto e ações para beneficiar indígenas

Integrantes da Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) estiveram reunidos, na noite de quarta-feira, 3 de outubro, para a discussão de um projeto em benefício das comunidades indígenas na região do litoral sul, além de outros temas.

Conforme o presidente da Saci, Ricardo Henrique da Silva, o objetivo do projeto é adquirir uma área para desenvolver diversas atividades, entre elas, destacam-se: realizar trilhas na mata com monitores de educação ambiental; ter um museu indígena com a exposição e a venda artesanatos indígenas; desenvolver oficinas como confeccionar entalhes em madeira e sobre o cultivo de alimentos, além de palestras.

Tal projeto ainda está sendo aprimorado e deverá passar por discussões com as comunidades indígenas, entre elas: a de Piaçaguera, localizada na divisa entre Itanhaém e Peruíbe, a do Rio Branco (Itanhaém) e as de Itaóca e de Agenor de Campos (Mongaguá).

A ideia é visitar as aldeias para fazer um levantamento sobre as principais necessidades dessas comunidades. O projeto será apresentado ainda à Funai e à Funasa, órgãos ligados às reservas indígenas.

Em relação ao espaço do bosque na CMTECE, a Saci irá marcar uma reunião com o IEZ – Instituto Ernesto Zwarg e o Gremar, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Ruy Santos, para juntos analisar e discutir as propostas a serem desenvolvidas no local.

Outra questão discutida na reunião se refere à Casa de Reza, na aldeia Piaçaguera, que foi destruída no mês de agosto. A Saci entende que será melhor aguardar a comunidade solucionar os problemas internos de liderança na reserva. A entidade já colaborou, no ano passado, com a doação de recursos para a construção da referida Casa de Reza, e que infelizmente acabou sendo destruída.

Houve também uma proposta de confraternização de final de ano para reunir os integrantes da Saci. A data e o local ainda devem ser agendados.

A presidente do Conselho Fiscal, Joana Scholtes, solicitou ainda o seu desligamento do cargo por motivos particulares, mas ela deve permanecer como secretária de Relações Institucionais da Saci.

Participaram da reunião, além do presidente da Saci Ricardo Henrique da Silva, Roseli Souza Fernandes da Silva (1ª tesoureira), Nayara Martins (secretária de Comunicação), Joana Scholtes (Conselho Fiscal) Francesco Picciolo (2º secretário) e a colaboradora Janete da Silva Teixeira.

Texto – Nayara Martins
Foto – Roseli Fernandes

Updated: 06/10/2018 — 11:47 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme