Saci faz entrega de doações às famílias da aldeia Awá Porungawa Djú

Integrantes da Saci fazem a doação de roupas, materiais de higiene pessoal, alimentos e brinquedos à aldeia Awá Porungawa Djú

 

Integrantes da Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) realizaram, no último domingo, 17 de março, a entrega de doações de roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal e brinquedos às famílias da aldeia Awà Porungawa Djú, na Terra Indígena Piaçaguera, localizada na divisa entre Itanhaém e Peruíbe.

No total foram doadas 538 peças de roupas de adultos (masculino e feminino) e de crianças, incluindo algumas bolsas e 50 gorros de crochê. Todo o material foi arrecadado pela Instituição Assistencial Dias da Cruz, de Campinas, e entregue aos integrantes da Saci. As peças estavam em perfeito estado de conservação e limpeza.

Foram doados ainda materiais de higiene pessoal, arrecadados pela Casa do Reiki de Itanhaém, além de alguns alimentos e brinquedos doados por integrantes da Saci. E também uma prancha de surfe, doada pelo colaborador Marcus Ferreira.

Conforme os integrantes da Saci, assim que chegaram a cerca de 50 metros da aldeia, eles foram recebidos pela cacique Kelly e pelo vice-cacique Arildo. A entrada de acesso até a aldeia estava bastante difícil devido às chuvas.

Os líderes da aldeia agradeceram a entrega das doações e explicaram que as sobras do material e das roupas serão doadas às aldeias vizinhas que pertencem à Terra Indígena Piaçaguera.

A aldeia Awà Porungawa Djú conta hoje com 18 famílias indígenas. As famílias vivem da venda de artesanato, recebem alguns grupos de escolas e realizam cursos tradicionais abertos ao público. E ainda organizam eventos de turismo de base comunitária. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 13 982070303. A aldeia também aceita qualquer tipo de doação.

Os integrantes da Saci que acompanharam a entrega das doações foram Marcio Zwarg, Edna Muniz Zwarg, Francesco Picciolo e Marcus Ferreira.

Instituição Dias da Cruz – A Instituição Assistencial Dias da Cruz é uma associação civil, sem fins lucrativos e de inspiração espírita, e que presta serviços sociais à comunidade do Jardim Eulina, em Campinas. Entre os projetos desenvolvidos estão saúde, educação, cultura, bem-estar, formação profissional e inclusão social.

Atualmente, a entidade atende 82 crianças na creche, 270 jovens e adultos no centro de convivência, além de cerca de 300 pessoas ao mês no ambulatório, por meio de medicina alternativa. E ainda fornece um sopão aos moradores de rua uma vez ao mês.

No total foram doados 538 peças de roupas, gorros e bolsas pela Instituição Dias da Cruz às famílias da aldeia

 

Líderes da aldeia indígena agradecem à doação feita pela Saci, Dias da Cruz e Casa do Reiki

 

Texto – Nayara Martins

Fotos – Marcio Zwarg, Edna Zwarg e Francesco Picciolo

Updated: 19/03/2019 — 1:05 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme