Cerimônia do Fogo Sagrado acontece na aldeia Tabaçu em Peruíbe Este ano, na quarta edição da tradicional festa, estão previstas várias atrações

Público prestigia o artesanato durante a cerimônia do Fogo Sagrado

 

Transmitir e gerar novas energias para a comunidade da aldeia indígena Tabaçu Reko Ypy, em Peruíbe. Este é o objetivo da tradicional Cerimônia do Fogo Sagrado “Tataruçu Katu” (em tupi-guarani). A festa, que já acontece em sua quarta edição, será realizada nos próximos dias 3 e 4 de agosto, durante todo o dia.

No sábado, dia 3, acontece o café da manhã e a abertura da cerimônia, a partir das 10 horas. Os morubixabas da aldeia Tabaçu se apresentarão e vão falar sobre a cerimônia, e em seguida, os morubixabas de outras aldeias se apresentarão. No total 12 comunidades das aldeias da Terra Indígena Piaçaguera e região vão participar da cerimônia.

Durante a cerimônia haverá um breve histórico sobre o modo de vida da aldeia Tabaçu, com a líder da aldeia Itamirim. E também a presença da cantora Itadju com a música Ao Planeta, e ainda um vídeo “Baniwa” e uma mensagem Tributo à Terra com o vídeo “Demarcação Já”. Itamirim falará ainda sobre o tema “A união faz a força”, acompanhada pela cantora Kunhã Rataendy.

Fogo Sagrado

A partir das 14 horas, haverá a cerimônia no “Okaruçu” (grande oca) e o acendimento do “Tata Ruçu Katu” (Fogo sagrado). Já a partir das 15 horas, será a abertura dos jogos indígenas. Estão previstos os shows com as bandas Ruynas e Origem & Itamirim.

Durante a festa, o público poderá conferir a exposição de artesanato tradicional (colares, brincos, filtro dos sonhos) e contemporâneo, camisetas, chaveiros, e ainda, comidas e bebidas típicas, como bolos, tortas, porções de milho, espetinhos de frutas, sucos naturais, entre outros.

Haverá também a exposição de plantas medicinais e ornamentais, além de rifas e sorteios para arrecadar fundos à reforma da “Okaruçu” (grande oca protetora do fogo sagrado). E ainda a exposição de fotos da aldeia Tabaçu, registradas por Regiane C.M.

Domingo

Já no domingo, dia 4, a programação começa a partir das 8 horas, com o café da manhã e com a apresentação dos grupos de aldeias convidadas e dos vídeos da cerimônia do fogo sagrado e da aldeia Tabaçu. Na parte da manhã também haverá a continuação dos jogos indígenas.

Na parte da tarde, estão previstos a apresentação de vídeos da aldeia Tabaçu, o desfile de beleza indígena e prosseguem os jogos indígenas.

Para o encerramento da festa será realizada a Roda do “Eiauê” com a participação de todos os presentes.

Serviço: A aldeia Tabaçu Reko Ypy está localizada na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, Km 338,5, no lado morro, em Peruíbe. A entrada para a aldeia fica em frente a placa “Limite de município”, na divisa entre Itanhaém e Peruíbe. A entrada é aberta ao público.

Pajé Guaíra também participa do evento com a exposição do artesanato na aldeia Tabaçu

 

Itamirim, líder da aldeia, agradeceu ao público na abertura da cerimônia no ano passado

Updated: 22/07/2019 — 12:00 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme