Comunidade indígena Tangará recebe doações de entidades

No último domingo, dia 13, integrantes da SACI juntamente com Gisele Luiza Aguilar Bueno, que realiza um trabalho voluntário de arrecadação e doação de alimentos há quatro anos, denominado “Aniversário solidário da Gi”, realizaram a doação de roupas, alimentos, ramas de mandioca e batata-doce para o plantio, na aldeia indígena Tangará, localizada no bairro Parque Evelim, em Itanhaém. Houve ainda a doação de brinquedos e doces para as crianças da comunidade indígena.

Cerca de 20 ciclistas, integrantes da CicloturIta, também participaram do evento. Eles saíram do bairro do Baixio e foram até a aldeia Tangará, em Itanhaém, em um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros (ida e volta).

Na aldeia, os integrantes foram muito bem recebidos pelo cacique João Batista de Castro e toda a comunidade indígena. No evento eles apreciaram a venda de artesanato, o canto realizado pelos jovens e a dança guarani na Casa de Reza, com a participação dos visitantes e dos indígenas. Todos ficaram impressionados com a educação e a receptividade da comunidade indígena.

Posteriormente, aconteceu a distribuição de lanches, refrigerantes e, em seguida, foram distribuídos os brinquedos para as crianças. Os alimentos arrecadados foram entregues na escola indígena para ser feita a distribuição junto à comunidade.

Na escola, as crianças indígenas estudam a língua guarani mbya e o português. Elas falam predominantemente o idioma guarani. Já o evento religioso de maior importância para a comunidade é a Cerimônia de Batismo com ervas, realizada à noite, na Casa de Reza, no mês de outubro.

A aldeia Tangará (nome de uma ave em guarani) é formada por 12 famílias, com aproximadamente 50 indígenas na etnia Guarani mbya e 25 crianças. A renda básica é proveniente da venda do artesanato e de orquídeas. Os indígenas da aldeia Tangará estão no local há 22 anos, vindos da aldeia do Rio Branco, de Itanhaém.

 

Texto: Ricardo Henrique da Silva – presidente Saci

Fotos: Roseli Fernandes da Silva e
Marco A. O. Brandão/CicloturIta

Updated: 20/10/2019 — 12:27 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme