

A Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) realizou, na última segunda-feira, dia 1º, a entrega emergencial de alimentos à comunidade indígena tupi guarani Tapirema, localizada na Terra Indígena Piaçaguera, na divisa entre Itanhaém e Peruíbe.
Foram entregues 48 litros de leite, 30 quilos de arroz, 16 quilos de feijão e 12 litros de óleo de soja. A doação foi feita graças à arrecadação por parte dos integrantes da Saci e da empresa Engemark, de Itanhaém.
O presidente da Saci, Ricardo Henrique da Silva, afirma “devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19 e à falta de doação de alimentos, a comunidade indígena havia solicitado à Saci sobre a possibilidade de colaborar com a doação de alimentos básicos à aldeia Tapirema”.
A comunidade indígena, que tem apenas dois anos de formação, conta hoje com nove famílias, sendo cerca de 33 indígenas adultos e 12 crianças e jovens.
O cacique Tenon Deguá e a pajé Catarina Delfina dos Santos agradeceram a doação dos alimentos. Eles salientaram a importância da colaboração neste momento de pandemia.
Todos os integrantes da aldeia também já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na última semana.



Cacique Tenon e Ricardo ao lado dá Casa de Reza em fase final de construção

Texto: Nayara Martins
Fotos: Roseli Fernandes