Saci faz entrega de ramas de mandioca na aldeia Tapirema

O presidente da Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci), Ricardo Henrique da Silva, fez uma doação, na última quarta-feira (12), de 38 ramas de mandioca à aldeia indígena tupi guarani Tapirema, localizada na Terra Indígena Piaçaguera, na divisa entre Itanhaém e Peruíbe.

Ricardo explica que desse total de 38 ramas, cada rama deve dar de 5 a 6 mudas para o plantio da mandioca nas terras da aldeia.

O cacique Tenon Deguá e a pajé Catarina Delfina dos Santos agradeceram a doação das ramas de mandioca.

Além da doação, Ricardo apresentou um novo projeto ao cacique Tenon, com o objetivo de gerar renda às famílias indígenas. O projeto consiste em comprar o artesanato dos indígenas e a venda deverá ser feita, inicialmente, na Casa do Artesão de Itanhaém e, posteriormente, pela internet.

“Os indígenas estão muito confinados nas suas respectivas aldeias e não estão podendo receber visitas neste período de pandemia. Acredito que esse projeto será uma grande oportunidade para a venda do artesanato e irá ajudar bastante as famílias indígenas”, salienta Ricardo.

Toda a comunidade indígena Tapirema já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19.

Ricardo informa que a Casa de Reza também já foi concluída, um sonho da líder espiritual e pajé Catarina Delfina dos Santos.

A comunidade Tapirema possui hoje sete famílias indígenas.

 

 

Texto – Nayara Martins

Fotos – Roseli Fernandes

Updated: 15/05/2021 — 3:30 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme