Saci faz doação de roupas às famílias indígenas da aldeia Tapirema

A Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) fez a doação de roupas de adultos e de crianças às famílias indígenas da aldeia Tapirema, em Peruíbe, na manhã desta segunda-feira, 26 de julho. As doações foram feitas por integrantes da Saci à pajé da aldeia Catarina Delfina dos Santos que agradeceu as roupas.

“Neste período de inverno, estamos arrecadando roupas para ajudar as famílias indígenas a se protegerem do frio, já que a maioria não está preparada e precisam de roupas de inverno”, explicou a presidenta da Saci Roseli Fernandes.

 A comunidade indígena está criando e vendendo galinhas caipiras a quem quiser comprar. E também artesanatos e arcos e flechas que estão sendo confeccionados pelos indígenas da aldeia Tapirema.

No início de julho, foi entregue pelo tesoureiro da Saci, Ricardo Henrique da Silva, uma travessa de argila confeccionada pela artesã Marisa à pajé Catarina.

Segundo a pajé, o objeto vai ser usado nos rituais sagrados a serem realizados na Casa de Reza da aldeia. A Casa de Reza é considerada um local sagrado para as famílias indígenas se reunirem e realizarem as suas orações.

A aldeia Tapirema conta hoje com oito famílias e cerca de 26 indígenas. A aldeia está localizada em frente à praia do bairro Ruínas, em Peruíbe.

Texto – Nayara Martins

Fotos – Roseli Fernandes

Updated: 27/07/2021 — 2:56 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme