Saci doa roupas, cobertores e brinquedos às comunidades indígenas em Itanhaém

A Sociedade de Apoio à Causa Indígena (Saci) fez a doação de roupas e cobertores para duas comunidades indígenas, nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de julho. As entregas foram feitas pela presidente da Saci, Roseli Fernandes e o tesoureiro Ricardo Henrique da Silva.

O objetivo, conforme a presidente Roseli, é procurar atender e colaborar com as famílias indígenas para que eles possam ter agasalhos neste período de inverno.

Na primeira aldeia Yaka Mirim, localizada no Jardim Coronel, em Itanhaém, o cacique Ricardo da Silva Paulo agradeceu a visita e as doações feitas pela Saci.

A comunidade indígena, que já está no local há 18 anos, conta com cinco famílias e outras 17 espalhadas nas proximidades.

Entre os projetos a serem desenvolvidos, a comunidade pretende trabalhar com as crianças de escolas públicas, como promover as visitas nas trilhas da mata e ainda realizar a apresentação de danças típicas.

Apesar de a aldeia já estar reconhecida pela Funai, segundo o cacique Ricardo, ainda não saiu a documentação da terra indígena.

Nhamandu Ouá

Já na quinta-feira (29), a presidente da Saci Roseli Fernandes e o tesoureiro Ricardo Henrique da Silva foram novamente entregar roupas, cobertores e brinquedos à comunidade indígena Nhamandu Ouá, localizada no bairro Jardim Anchieta, em Itanhaém.

A cacique Elena da Silva agradeceu todas as doações feitas pelos integrantes da Saci.

A comunidade tem quatro anos de existência e sobrevive com a venda de artesanato e de bromélias, espécies nativas da Mata Atlântica.

No local, atualmente, moram oito famílias da etnia Guarani.

Texto – Nayara Martins

Fotos – Roseli Fernandes

Updated: 31/07/2021 — 1:35 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme