Cartilha Folhas e Raízes – Resgatando a medicina tradicional Tupi-Guarani

A cartilha Ywyrá Rogwé Ywyrá Rapó (folhas e raízes) foi publicada em 2014, pela Comissão Pró-Índio de São Paulo, para atender à uma solicitação feita pelos professores indígenas da aldeia Piaçaguera (Ywy Pyaú), em Peruíbe, Luan Elísio Apyká e Dhevan Pacheco.

O objetivo da cartilha é lembrar os mais jovens da sabedoria dos Tupi-Guarani acerca das plantas e raízes medicinais. E instigá-los a procurar os txeramoi e as txedjaryi (mais velhos) e conhecer mais sobre a “medicina do mato”. Não se trata de um catálogo exaustivo das plantas conhecidas pelos tupi-guarani e, sim, de uma pequena amostra desse vasto conhecimento, um ponto de partida para o aprendizado e a reflexão.

A publicação é uma obra conjunta feita pelos professores da aldeia com o apoio dos alunos e das pessoas mais velhas, que são aquelas que conhecem o uso medicinal das plantas, em especial, o pajé Gwaíra e Amâncio Samuel dos Santos Rokenedju, liderança da aldeia Piaçaguera.

Entre os temas abordados estão: a medicina do mato; utilizando nossa farmácia natural; a terra indígena Piaçaguera; e folhas e raízes – apresentando as plantas.

Interessados em adquirir a publicação podem entrar em contato com a Comissão Pró-Índio de São Paulo, por e-mail cpisp@cpisp.org.br ou entrar no site www.cpisp.org.br e acessar o link publicações.

Nayara Martins
Secretária de Comunicação SACI

SACI - Sociedade de Apoio à Causa Indígena © 2018 - Desenvolvido por: Francesco Antonio Picciolo - Hard Design Web Frontier Theme